sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Petisco de polvilho

 

ingredientes

  • 5 colheres (sopa) de provolone ralado fino
  • 6 colheres (sopa) de polvilho azedo
  • 2 claras
  • sal e chimichurri a gosto (ou tempero seco de sua preferência)
  • 3 colheres (sopa) de calabresa moída

modo de preparo

1°- Numa vasilha misture 5 colheres (sopa) de provolone ralado fino, 6 colheres (sopa) de polvilho azedo, 2 claras, sal e chimichurri a gosto (ou tempero seco de sua preferência), 3 colheres (sopa) de calabresa moída.
2°- Com as mãos faça bolinhas com a massa e cozinhe em água fervente por 5 minutos.
3° - Retire as bolinhas da água, escorra a água e frite em óleo quente até dourar (+/- 2 minutos). Sirva em

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Sorvete de chocolate com leite condensado


Que tal preparar um sorvete delicioso utilizando apenas três ingredientes?

1 lata de leite condensado
1 tablete de 800 g de chocolate meio amargo
1 1/2 lata de leite quente

Modo de preparo:
Dissolva o chocolate no leite quente
Em seguida adicione o leite condensado e bata no liquidificador
Coloque no congelador ou freezer por 3 horas.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Arroz de Verão


Além de ser  um prato nutritivo e colorido, você pode fazer com que tem na geladeira.

Ingredientes:
Arroz Cozido (pode usar sobras de arroz) 1 peito de frango  milho, ervilha 2 colheres de sopa de azeitona sem caroço 2 cenouras ou pimentão Salsinha à vontade 1 cebola picada 7 batatas ou mais para o purê 200 gramas de mussarela

Modo de preparo:

Coloque um litro de água em uma panela e cozinhe o peito de frango. Quando estiver cozido desfie bem fininho. Em outra panela junte o frango desfiado e refogue com milho, a ervilha, salsinha, cenoura (ou pimentão) e cebola picadinha e reserve esse refogado.
Cozinhe as 7 batatas em uma panela de pressão, descascadas e cortadas em pedaços pequenos. Depois amasse e leve ao fogo com dois copos de leite quente, uma colher de margarina e uma leve pitadinha de sal. Reserve o purê pronto.
Em seguida pegue uma forma e unte com margarina, vá colocando o arroz e espalhe bem, em seguida coloque o frango desfiado e refogado por cima do arroz e espalhe bem, por último coloque o purê espalhado. Cubra com fatias de mussarela e leve ao forno médio para gratinar o queijo.
Para tornar esta mesma receita mais leve, retire o queijo.


terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Novidades no desenvolvimento da vacina para a doença celíaca


Em 2009 e 2010  a revista vida sem glúten e alergias, publicou  dois artigos (‘Vacina para Doença Celíaca?’ e  ‘Novos Avanços no Desenvolvimento de uma Vacina para a Doença Celíaca’) sobre o desenvolvimento futuro de uma vacina para a doença celíaca por um grupo de pesquisadores australianos liderados pelo Dr. Bob Anderson. Muitos leitores se interessaram pelo assunto e nos escreveram. Recentemente, novos avanços foram divulgados, os quais relatamos abaixo

A primeira fase de testes clínicos da vacina foi conduzida em Melbourne na Austrália e investigou a segurança e atividade da vacina, denominada Nexvax2, a qual está sendo desenvolvida em colaboração com a empresa norte-americana ImmusanT, da qual o Dr. Anderson é Diretor Médico e Científico. Segundo o Dr. Anderson, a primeira fase do estudo revelou que a Nexvax2- foi bem tolerada pelos pacientes, apresentando os efeitos esperados em pacientes portadores da doença celíaca. Segundo o pesquisador, a vacina seria eficaz no tratamento da maioria dos pacientes celiacos aumentando a tolerância dos pacientes à ingestão de alimentos contendo gluten. Atualmente, no entanto, a dieta sem glúten continua sendo a única forma de tratamento eficaz.

Em dezembro de 2011, a compania anunciou ter conseguido um investimento de cerca de $20 milhões de dólares, o qual possibilitirá dar continuidade ao desenvolvimento da vacina. Além disso, a ImmusanT também planeja desenvolver novas formas de diagnosticar a doença, já que atualmente este ainda é um processo caro, demorado, e muitas vezes pouco preciso. Dentre estas, está o desenvolvimento de novos testes serológicos, e de uma ferramenta (baseada na reação das células-T) a qual servirá tanto para o diagnóstico como para o monitoramento da doença.
O website da compania ImmusanT permite o acompanhamento das notícias sobre o desenvolvimento da Vacina: http://www.immusant.com/nexvax2/

Fonte: http://www.vidasemglutenealergias.com/